Objetivo:• Promover uma boa
adaptação.
Conteúdo:• Familiarização com o novo ambiente;
• Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
• Separação da família com tranqüilidade por uma parte do
dia.
Tempo:
• Aproximadamente dois
meses, com atividades diárias.
Material:
• Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego (brinquedos, “paninhos”, peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquina fotográfica, caixa de papelão.
Organização do ambiente:
• As crianças deverão ser reunidas diariamente para a apresentação dos novos objetos. As fotos serão apresentadas às
crianças, a princípio, individualmente. Após a familiarização de todos com suas
próprias fotos, a intenção será a de socializar o
acervo.
Conteúdo:• Familiarização com o novo ambiente;
• Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
Tempo:
Material:
• Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego (brinquedos, “paninhos”, peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquina fotográfica, caixa de papelão.
Organização do ambiente:
Desenvolvimento:
• 1ª Etapa:
• 2ª Etapa:
• 3ª Etapa: Confeccionar uma caixa que ficará conhecida por conter pertences trazidos de casa. Sempre que surgir um objeto novo, as crianças serão reunidas para que este seja apresentado. As crianças serão estimuladas a manipular/explorar o novo objeto, introduzindo a idéia de que os pertences podem ser emprestados. Com o tempo, as fotos também poderão ser socializadas de maneira a descrever os integrantes de cada família e estimular que cada criança reconheça a sua. Observar as reações e registrá-las por meio de fotos;
• 4ª
Etapa: Fixar as fotos trazidas pelas famílias no chão do espaço em que
as crianças permanecem a maior parte do tempo. As fotos deverão ser protegidas
com contact que preserva as imagens e facilita a limpeza do local. Dessa forma,
ao engatinhar, as crianças terão acesso ao “mural de fotos” com imagens de todo
o grupo e poderão matar as saudades de seus familiares. Essa atividade ainda
contribuirá para o desenvolvimento da noção de identidade (ao reconhecer-se nas
fotos) e também da idéia de coletividade (ao reconhecer, da mesma forma, seus
colegas).
Avaliação:
• Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento da despedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos, atentar-se a manifestações de saudades como choro ou sorrisos. Anotar as reações no decorrer do período de adaptação, atentando-se às evoluções.
• Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento da despedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos, atentar-se a manifestações de saudades como choro ou sorrisos. Anotar as reações no decorrer do período de adaptação, atentando-se às evoluções.
Créditos: Mari - Projetos de Educação
Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.