sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Projeto de Adaptação/Corpo

Curso
 
Como Lidar com Crianças Hiperativas
 
Abordagem prática das principais características para pais, educadores, psicólogos e pedagogos. Auxílio na orientação destas crianças das futuras gerações é fundamental para contribuir na evolução social nos aspectos educacionais, familiares e espirituais.
http://hotmart.net.br/show.html?a=C203878A

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projetos de Educação Infantil


PROJETO DE ADAPTAÇÃO
 
MATERNAL II – 3 a 4 ANOS

PROFESSORA: ANDRESSA ANGELITA NUNES

PERÍODO: 1º MÊS  

TEMA: EU MEU CORPO E MINHAS NECESSIDADES

TÍTULO: EU, MINHA IMAGEM E MEUS NOVOS AMIGOS.

 

 JUSTIFICATIVA: A separação da criança de sua família gera insegurança e desequilíbrio, necessitando assim, firmar-se a relação de confiança mútua entre a professora, a família e a criança. O período de adaptação se faz necessário uma vez que é o primeiro contato das crianças com o ambiente escolar. Através deste projeto, realizaremos atividades livres, lúdicas e diversas brincadeiras com o intuito de socializar as crianças com o novo ambiente e também uma forma de explorar o corpo como veículo de mobilização da fantasia e da criação.


OBJETIVO GERAL: Garantir que o ambiente de educação infantil seja visto como um espaço de relações afetivas, onde vivências coletivas e individuais sejam oferecidas às crianças no dia-a-dia.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Oportunizar um espaço de socialização de modo a favorecer a adaptação dos alunos novos;
  • Propiciar momentos lúdicos nos quais as crianças possam interagir com o ambiente, colegas e educadores;
  • Realizar atividades que favoreçam o reconhecimento e a adaptação ao ambiente escolar;
  • Observar as curiosidades e necessidades da turma;
  • Explorar materiais diversos ( giz de cera, canetinhas, tinta, massinha, jogos...)
  • Participar das atividades desenvolvidas durante a rotina.
  • Relatar novidades;
  • Realizar leitura e reprodução de história;
  • Realizar atividades livres e dirigidas no pátio e na sala;
  • Estimular o raciocínio e a atenção;
  • Explorar jogos e brincadeiras;
  • Conhecer e identificar as partes do corpo;
  • Estimular a audição e entonação de canções;
  • Reconhecer os sentidos;
  • Trabalhar com as crianças o dia do Índio – 19 de abril;
  • Trabalhar a semana da páscoa e comemorá-la - 24 de abril.
 

PROCEDIMENTOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

  • Leitura de textos, histórias que falem sobre o tema;
  • Leitura de imagens e interpretação da mesma;
  • Dramatização de historias diversas, da professora e dos alunos;
  • Rodinha da conversa, contar novidades;
  • Brincadeiras que envolvam os nomes dos colegas, para conhecimento e socialização;
  • Explorar revistas e livrinhos de historias, observando as gravuras e a seqüência da mesma;
  • Desenhos livres com giz ou lápis de cor.


MATEMÁTICA:

  • Apresentar as formas geométricas, através de jogos colagens e gravuras;
  • Brincar com jogos de encaixe;
  • Explorar jogos da memória;
  • Explorar quebras-cabeças;
  • Apresentar as cores amarela e vermelha, em gravuras, objetos e outros.


NATUREZA E SOCIEDADE:

  • Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
  • Identificar meninos e meninas, através de roupas, brinquedos e acessórios;
  • Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
  • Estimular a Socialização através de conversas em rodinha e brincadeiras.
  • Estimular as crianças a conhecer e explorar os órgãos dos sentidos;
  • Montagem de um mural com dois bonecos (menino e menina - colados com fita) para montar e brincar na sala de aula.
  • Explorar com as crianças o dia do índio, brincando, cantando e confeccionando uma pena para colocar na cabeça e pintura facial;
  • Conversar sobre a Páscoa, seu significado e seus símbolos. Deixar as crianças falarem o que sabem sobre a Páscoa e assim colocar para elas o verdadeiro sentido.


MOVIMENTOS:

  • Brincar com brinquedos diversos, carrinhos e bonecas livremente;
  • Realizar movimentos com o corpo imitando a professora;
  • Brincar com as crianças de: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas;
  • Ginástica orientada com músicas;
  • Fazer ginástica no colchão, virando cambalhotas e rolando sobre ele;
  • Disputar corrida com bolas ou objetos;
  • Brincar no parquinho.
·         Pular entre bambolês;
·         Imitar animais;
·         Andar em curvas;
·         Arremessar e agarrar bolas;
·         Brincar de Chefinho mandou;
·         Brincar de Morto-Vivo;
·         Brincar de Estátua;
·         Brincar de cabra-cega;
·         E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível e tempo.

 
MÚSICA:

  • Canções que falem sobre o corpo;
  • Cantar e dançar com gestos, palmas e expressão corporal;
  • Cantar e dançar ao som de cd;
  • Construir e explorar instrumentos – brinquedos sonoros e de sucatas.
  • Cantar várias músicas sobre a Páscoa e pedir aos alunos que representem a música através da expressão corporal;
  • Cantar musicas sobre os índios.


ARTES VISUAIS:

  • Recortes e colagens de gravuras sobre o tema;
  • Colagens diversas com papeis picados, Eva, crepom...
  • Pinturas livres e com desenhos dirigidos.
  • Modelar massinha.
  • Alinhavo de desenhos do tema.
  • Confecções de máscaras do índio, do coelhinho e outras, para levar pra casa;
  • Atividades de gravuras coladas em palitos de picolé;
  • Montar um boneco articulado;
  • Assistir filmes e desenhos;
  • Pintura facial.
 
CULMINÂNCIA:

  • Através da exploração das partes do corpo, fazer um boneco de argila, deixar secar e pintar, então expor para os colegas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.