Curso
Como Lidar com Crianças Hiperativas
Abordagem prática das principais características para pais, educadores, psicólogos e pedagogos. Auxílio na orientação destas crianças das futuras gerações é fundamental para contribuir na evolução social nos aspectos educacionais, familiares e espirituais. http://hotmart.net.br/show.html?a=C203878A |
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Projetos de Educação Infantil
PROJETO DE ADAPTAÇÃO
MATERNAL II
– 3 a 4
ANOS
PROFESSORA:
ANDRESSA ANGELITA NUNES
PERÍODO: 1º MÊS
TEMA:
EU MEU CORPO E MINHAS NECESSIDADES
TÍTULO: EU,
MINHA IMAGEM E MEUS NOVOS AMIGOS.
JUSTIFICATIVA: A separação da
criança de sua família gera insegurança e desequilíbrio, necessitando assim,
firmar-se a relação de confiança mútua entre a professora, a família e a criança.
O período de adaptação se faz necessário uma vez que é o primeiro contato das
crianças com o ambiente escolar. Através
deste projeto, realizaremos atividades livres, lúdicas e diversas brincadeiras
com o intuito de socializar as crianças com o novo ambiente e também uma forma
de explorar o corpo como veículo de mobilização da fantasia e da criação.
OBJETIVO GERAL:
Garantir que o
ambiente de educação infantil seja visto como um espaço de relações afetivas,
onde vivências coletivas e individuais sejam oferecidas às crianças no
dia-a-dia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Oportunizar um espaço de socialização de modo a
favorecer a adaptação dos alunos novos;
- Propiciar momentos lúdicos nos quais as crianças
possam interagir com o ambiente, colegas e educadores;
- Realizar atividades que favoreçam o reconhecimento e
a adaptação ao ambiente escolar;
- Observar as curiosidades e necessidades da turma;
- Explorar materiais diversos ( giz de cera,
canetinhas, tinta, massinha, jogos...)
- Participar das atividades desenvolvidas durante a
rotina.
- Relatar novidades;
- Realizar leitura e reprodução de história;
- Realizar atividades livres e dirigidas no pátio e na
sala;
- Estimular o raciocínio e a atenção;
- Explorar jogos e brincadeiras;
- Conhecer e identificar as partes do corpo;
- Estimular a audição e entonação de canções;
- Reconhecer os sentidos;
- Trabalhar com as crianças o dia do Índio – 19 de
abril;
- Trabalhar a semana da páscoa e comemorá-la - 24 de
abril.
PROCEDIMENTOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
- Leitura de textos, histórias que falem sobre o tema;
- Leitura de imagens e interpretação da mesma;
- Dramatização de historias diversas, da professora e
dos alunos;
- Rodinha da conversa, contar novidades;
- Brincadeiras que envolvam os nomes dos colegas, para
conhecimento e socialização;
- Explorar revistas e livrinhos de historias,
observando as gravuras e a seqüência da mesma;
- Desenhos livres com giz ou lápis de cor.
MATEMÁTICA:
- Apresentar as formas geométricas, através de jogos
colagens e gravuras;
- Brincar com jogos de encaixe;
- Explorar jogos da memória;
- Explorar quebras-cabeças;
- Apresentar as cores amarela e vermelha, em gravuras,
objetos e outros.
NATUREZA E SOCIEDADE:
- Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo
com as partes do corpo dos amigos;
- Identificar meninos e meninas, através de roupas,
brinquedos e acessórios;
- Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
- Estimular a Socialização através de conversas em
rodinha e brincadeiras.
- Estimular as crianças a conhecer e explorar os órgãos
dos sentidos;
- Montagem de um mural com dois bonecos (menino e
menina - colados com fita) para montar e brincar na sala de aula.
- Explorar com as crianças o dia do índio, brincando,
cantando e confeccionando uma pena para colocar na cabeça e pintura facial;
- Conversar sobre a
Páscoa, seu significado e seus símbolos. Deixar as crianças falarem o que
sabem sobre a Páscoa e assim colocar para elas o verdadeiro sentido.
MOVIMENTOS:
- Brincar com brinquedos diversos, carrinhos e bonecas
livremente;
- Realizar movimentos com o corpo imitando a
professora;
- Brincar com as crianças de: rolar, agarrar, sentar,
engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas;
- Ginástica orientada com músicas;
- Fazer ginástica no colchão, virando cambalhotas e
rolando sobre ele;
- Disputar corrida com bolas ou objetos;
- Brincar no parquinho.
·
Pular entre
bambolês;
·
Imitar
animais;
·
Andar em
curvas;
·
Arremessar e
agarrar bolas;· Brincar de Chefinho mandou;
· Brincar de Morto-Vivo;
· Brincar de Estátua;
· Brincar de cabra-cega;
· E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível e tempo.
- Canções que falem sobre o corpo;
- Cantar e dançar com gestos, palmas e expressão
corporal;
- Cantar e dançar ao som de cd;
- Construir e explorar instrumentos – brinquedos
sonoros e de sucatas.
- Cantar várias
músicas sobre a Páscoa e pedir aos alunos que representem a música através
da expressão corporal;
- Cantar musicas sobre
os índios.
ARTES VISUAIS:
- Recortes e colagens de gravuras sobre o tema;
- Colagens diversas com papeis picados, Eva, crepom...
- Pinturas livres e com desenhos dirigidos.
- Modelar massinha.
- Alinhavo de desenhos do tema.
- Confecções de máscaras do índio, do coelhinho e
outras, para levar pra casa;
- Atividades de gravuras coladas em palitos de picolé;
- Montar um boneco articulado;
- Assistir filmes e desenhos;
- Pintura facial.
CULMINÂNCIA:
- Através da exploração das partes do corpo, fazer um
boneco de argila, deixar secar e pintar, então expor para os colegas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.